Três narrativas de Lydia Davis

O pelo do cachorro

O cachorro se foi. Temos saudades dele. Quando toca a campainha, ninguém late. Quando chegamos tarde em casa, não tem ninguém nos esperando. Ainda encontramos seus pelos brancos pela casa e nas nossas roupas. Catamos todos os pelos que encontramos. Deveríamos jogar tudo fora. Mas é só o que nos resta dele. Não jogamos os pelos fora. Temos uma esperança irracional – a de que se conseguirmos juntar bastante pelo, conseguiremos remontar o cachorro pelo a pelo.
[página 16]

Homens

Há também homens no mundo. Nos esquecemos, às vezes, e pensamos haver apenas mulheres – infinitas colinas e planícies de mulheres lassas. Fazemos piadinhas e nos consolamos umas às outras e nossa vida passa fugaz. Mas de vez em quando, é verdade, um homem emerge inesperadamente entre nós, como um pinheiro, e nos olha selvagem, e nos dispersa correndo, claudicantes, desaguando em enchentes, escondendo-nos em cavernas e desfiladeiros até que ele parta.
[página 116]

Escrever

A vida é séria demais para eu continuar a escrever. A vida era mais fácil antigamente, e também mais agradável, e na época escrever era bom, mesmo que também parecesse sério. Hoje, a vida tornou-se muito séria e a escrita, por comparação, parece tolice. Escrever nem sempre é sobre coisas reais e, mesmo quando é, muitas vezes toma o lugar da realidade. Escrever é muitas vezes sobre pessoas que não dão conta de sua vida. Agora, me tornei uma dessas pessoas. O que eu deveria fazer, em vez de escrever sobre pessoas que não dão conta de sua vida, é parar de escrever e tratar de dar conta. E prestar mais atenção na vida. O único jeito de eu ficar mais inteligente é parar de escrever. Deveria estar fazendo outras coisas em vez de escrever.
[página 266]

(Do livro “Nem vem”, tradução de Branca Vianna.)

Comece a ler os contos escolhidos desta edição:nuvens com vista para o mar“.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s